CÍRCULOS DE LEITURA NO PROGRAMA VIVA A PALAVRA
Professora Dra. Claudiana Alencar-coordenadora do Programa Viva a Palavra, facilitando a vivência no programa.
Os círculos de leitura na comunidade "Garibal" no bairro Serrinha em Fortaleza-CE tem sido umas da ações desenvolvidas pelo Programa Viva a Palavra, projeto de extensão do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará, sede Fortaleza. A proposta consiste em trabalhar o desenvolvimento do letramento com crianças da comunidade a partir de metodologias participativas com a dimensão lúdica. Neste sentido sempre aos sábados a partir das 14:00, professores, bolsistas e as crianças da comunidade encontram-se para juntos adentrarem o mundo das palavras a partir da criatividade e das brincadeiras com as linguagens da arte. A arte neste processo é um caminho de fortalecimento para as crianças começarem a fortalecer o ato de ler.
De acordo com (KLEIMAN, 1995) O fenômeno do letramento, então, extrapola o mundo da escrita tal qual ele é concebido pelas instituições que se encarregam de introduzir formalmente os sujeitos no mundo da escrita. Pode-se afirmar que a escola, a mais importante das agências de letramento, preocupa-se, não com o letramento, prática social, mas com apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, o processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico), processo geralmente concebido em termos de uma competência individual necessária para o sucesso e promoção na escola. Já outras agências de letramento, como a família, a igreja, a rua como lugar de trabalho, mostram orientações de letramento muito diferentes.
A partir de um olhar mais ampliado sobre o letramento o programa Viva a palavra traz em suas vivências um despertar para a leitura considerando as dimensões culturais, sociais, econômicas e principalmente as diversas realidades que existem nas periferias de Fortaleza. É possível construir com as crianças uma leitura do mundo? É possível ler com a arte? Estas perguntas fazem parte dos nosso questionamentos enquanto facilitadores do processo.
A bolsista Daniele Gomes - estudante de psicologia contribuindo no processo.