CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E CÍRCULOS DE LEITURA NO PROGRAMA VIVA A PALAVRA.



O ato de contar histórias é tão antigo quanto o surgimento da escrita, temos como referências os griôs africanos, os Gregos antigos com a necessidade de comprovarem determinadas verdades, formas, coisas e finalidades por meio do mito etc. Porém a contação de história na qual estamos falando é aquela que contribui para o universo vocabular e lúdico das crianças e também da juventude, por que não?.

A contação de histórias aqui referendada, apresenta-se como caminho pedagógico fundamental envolvendo diversos públicos. Este caminho foi trilhado no sábado dia 3 de Dezembro de 2016 na escola Giuliana Gali, comunidade Garibal, situada no bairro Serrinha. Mais um encontro do Programa Viva a Palavra, programa de extensão da Universidade Estadual do Ceará-UECE. 

Na ocasião o encontro foi facilitado pela professora Mírian Abondância juntamente com bolsistas de extensão do programa Viva a Palavra. O inicio foi festivo e musicalizador. Por meio de "cantigas de roda" as crianças foram convidadas a integrarem-se umas com as outras, cantando de mãos dadas, brincávamos de "INDO EU", cantiga que faz parte do cd do projeto "Canto em cada canto". Assim cantávamos:

Indo eu/ Indo eu
A caminho de Vizeo
Encontrei o meu amor
Ai, Ai, Ai que lá vou eu 



A partir das cantigas, fomos nos aproximando, construindo um clima e ambiente harmônico onde as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar a importância de ser realmente criança, de brincarem, de ter o direito de rir e esquecer por alguns instantes o mundo das relações de apressão e violência.

Após o acolhimento nasce o momento de apresentarem-se, de falarem sobre a história do nome de cada uma, de falar sobre o que mais gosta de fazer. Assim escutávamos as seguintes palavras:

  1. pular de corda
  2. jogar bola
  3. jogar vídeo game
  4. brincar de boneca
  5. esconde, esconde 
  6. Gostar de ler
  7. Gostar de correr etc

Nos depoimentos fomos percebendo o universo vocabular das crianças, seus sonhos e desejos, após o momento de escuta sensível  a turma foi convidada para a tão esperada contação de história que versava sobre a importância da amizade e do respeito com o próximo. Fortalecimento das noções de valores. Por fim, o momento da partilha com um lanche para fortalecer as energias.