TESES PARA ESTUDO/ Indicação: professora Dra. Claudiana Nogueira Alencar/LETRAS/UECE



Envio esse material com teses orientadas pelos Luiz Paulo Moita Lopes e pela Branca Fabrício da UFRJ que vejo como um novo modo de fazer pesquisa em linguística aplicada condizente com a nova pragmática. As teses constroem um caminho analítico usando a categoria dos atos de fala na construção de performances corpóreo-discursivas, seguindo os fluxos nas interações por meio das trajetórias de textos e as trajetórias de socialização. Na maioria dessas teses, que vos envio em anexo, um único sujeito é " investigado", seguindo as suas linhas de socialidades em interlocuções textuais em tempo e espaços múltiplos, para se construir uma análise que procura quebrar a dicotomia entre o micro e o macro. Temos aí uma alternativa metodológica para as teses de nossa linha de pesquisa. Gostaria que vocês lessem e dialogassem com esses trabalhos, uma ótima referência bibliográfica para as suas teses e dissertações. 

Destaco que a tese Rodrigo Borba intitulada " (Des) aprendendo a "ser": trajetórias de socialização e performances narrativas no Processo Transexualizador", recebeu o prêmio da Capes de melhor tese em 2015.

Uma docente em prova de seleção: entextualizações de performances corpóreo-discursivas/FÁBIO SAMPAIO

Trajetórias de socialização e performances/ RODRIGO BORBA

Embates entre performances/THAYSE FIGUEIRA

Performances corpóreo-discursivas/WANISSE LILIAN